A Câmara Municipal de Belo Horizonte prestou uma homenagem em reconhecimento ao trabalho de educação para o trânsito realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), através da Transitolândia.
A solenidade aconteceu no dia 25 de setembro, no Plenário Amynthas de Barros, e foi presidida pela vereadora Sílvia Helena (PPS). “Qualquer processo de mudança social depende de educação”, afirmou Sílvia Helena. Segundo ela, uma das formas de combate aos problemas vividos atualmente no trânsito da capital é o compromisso com a educação para o trânsito. “Vinte mil crianças são vítimas de acidentes no trânsito, todos os anos”, ressaltou a vereadora, que declarou que a responsabilidade por esta situação é de toda a sociedade, mas especialmente das autoridades, que devem priorizar esta questão. “Na Transitolândia acontece um importante trabalho de conscientização das crianças sobre regras de trânsito e de convivência, e também sobre o respeito ao patrimônio público”, completou.
A Transitolândia é uma cidade mirim, criada em 1984 pelo coronel João César Campolina. Possui ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), infra-estrutura que é destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina do trânsito na cidade. Por intermédio de excursões promovidas pelas escolas, as crianças recebem esclarecimentos de como atravessar ruas, dos conceitos de mão e contramão. Aprendem também o significado dos sinais de trânsito, placas de sinalização e outros, e participam ativamente das aulas ministradas pelos policiais militares das Companhias de Trânsito da PMMG.
O major Roberto Lemos, que recebeu a placa de homenagem à instituição, manifestou seu orgulho por participar do processo de educação das crianças. “O ensino ministrado na Transitolândia está voltado para a cidadania e para valores cívicos, morais e de convivência. Esta homenagem motiva os policiais e aumenta sua responsabilidade”, disse.
Em junho de 2009, quando a Transitolândia completará 25 anos, já terá atendido a mais de um milhão de crianças. Compondo a mesa, estiveram o ex-comandante do Batalhão de Trânsito, atual Companhia de Trânsito, coronel Rui Domingos Carence; o comandante da 6ª Companhia Especial, major Márcio Ronaldo de Assis; o subcomandante da Companhia de Missões Especiais de Contagem, Capitão Aílton de Pádua e Getúlio Gontijo Amorim, representando o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).
"A PMMG não precisa de homenagnes e sim sálarios dignos para a categoria. Esse dinheiro gasto para fazer esta festa deveria ter sido gastos com campanhas para a população resaltando a importância de uma polícia bem remunerada. ainda bem que essa vereadora não foi reeleita."
CMBH