terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cabo Júlio

Justiça condena Cabo Júlio por envolvimento na Máfia dos Sanguessugas


O vereador de Belo Horizonte e ex-deputado federal Cabo Júlio (PMDB) foi condenado na última sexta-feira pela 7ª Vara da Justiça Federal a devolver R$ 143 mil aos cofres públicos e pagar uma multa de três vezes valor embolsado do erário público, devido envolvimento na Máfia dos Sanguessugas. A decisão veio após ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte em outubro de 2006.De acordo com a denúncia feita pelo MPF, Cabo Júlio teria apresentado 20 emendas ao orçamento para 18 municípios de Minas, para obras feitas por licitação, com empresas previamente escolhidas.
Em seguida, após a liberação da verba, o parlamentar recebia uma porcentagem do que era repassado aos empresários.No entendimento do juiz, Cabo Júlio teve papel fundamental no esquema de desvio de verbas, sendo condenado por improbidade. No entanto, a Justiça não acatou pedido do MPF de crime contra a moral pública, entendendo que não houve dano ou sofrimento psíquico da sociedade pelos crimes feitos pela Máfia dos Sanguessugas. Além da multa, o parlamentar também teve seus direitos políticos suspensos por dez anos.
Em nota divulgada em seu site, o vereador Cabo Júlio afirma que vai recorrer da decisão, que é de primeira instância. O político ainda questionou o fato de ser o único condenado, o que qualifica como perseguição política. “No processo em discussão não existe qualquer tipo de prova contra mim, principalmente porque o parlamentar não movimenta qualquer recurso, não compra, não licita, não presta conta, não tem acesso a recursos públicos”, defende.Candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa em 2010, o político acredtia que a decisão não vai atrapalhar seus planos.
"Espero que a população não tenha tanta aminésia, já foi um erro ele ser eleito para vereador, agora quer novamente uma vaga na Assembléia."
uai

Um comentário:

Bruno Vieira disse...

Vereadores de BH votam contra a transparência:

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/08/14/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=122887/em_noticia_interna.shtml

Abaixo está a lista dos vereadores que não foram a sessão para evitar a aprovação e os que se absteram e também os que foram favoravéis. Por favor, propaguem esses nomes para sabermos em quem devemos

ABSTENÇÕES
Edinho do Açougue (PTdoB)
Gêra Ornelas (PSB)
Gunda (PSL)
Geraldo Félix (PMDB)
Moamed Rachid (PDT)
Paulinho Motorista (PSL)
Preto (DEM)
Wellington Magalhães (PMN)

AUSENTES
Luzia Ferreira (PPS)
Neusinha Santos (PT)
Carlos Henrique (PR)
Autair Gomes (PSC)
Alexandre Gomes (PSB)
Anselmo Domingos (PTC)
Henrique Braga (PSDB)
Leonardo Mattos (PV)
Bispo Chambarelle (PRB)
Elaine Matozinhos (PDT)
Luis Tibé (PTdoB)
Cabo Júlio (PMDB)
Divino Pereira (PMN)
Maria Lucia Scarpelli (PCdoB)
Leo Burguês (PSDB)
Hugo Thomé (PMN)
Adriano Ventura (PT)

FAVORÁVEIS
Alberto Rodrigues (PV)
Arnaldo Godoy (PT)
Bruno Miranda (PDT)
Fred Costa (PHS)
Iran Barbosa (PMDB)
João Locadora (PT)
João Oscar (PRP)
João Vitor Xavier (PRP)
Pablito (PTC)
Paulo Lamac (PT)
Pricila Teixeira (PTB)
Elias Murad (PSDB)
Preto do Sacolão (PMDB)
Ronaldo Gontijo (PPS)
Sergio Fernando (PHS)
Silvinho Rezende (PT)