quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Márcio Lacerda foge mais uma vez do debete.

Candidato de Aécio Neves em Belo Horizonte falta ao 5º debate seguido

Pela quinta vez nesta campanha, o candidato Marcio Lacerda (PSB) faltou nesta terça-feira a um debate promovido por estudantes com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.

O de hoje foi na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e Lacerda foi representado pelo seu vice, Roberto Carvalho (PT), que alegou "tentativa de agressão" e foi embora antes do fim.

Indicado candidato pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel, Lacerda foi criticado por seus concorrentes por não ter ido aos debates (UFMG, PUC, UNI, Cefet e um tradicional colégio estadual).

Coube a Carvalho enfrentar as críticas à ausência do candidato, à aliança PT-Aécio, à prefeitura e até ao mensalão.

Deputado estadual e ex-sindicalista, o vice recebeu alguns aplausos, mas enfrentou vaias, xingamentos e até hostilidades e gestos obscenos de um grupo de estudantes mais exaltado.

Ele debateu por cerca de uma hora e meia, pedindo sempre para que o ouvissem. Quando deixou a arena da Praça de Serviços do campus para ir ao banheiro, encontrou um dos estudantes do grupo exaltado.

"Foram para cima de mim com palavras ríspidas, uma tentativa de me agredir. Para evitar maior problema, preferi ir embora", disse Carvalho.

O estudante do sétimo período de geografia Reginaldo Marques, 23, disse que chamou Carvalho de "laranja do Aécio" e que questionou o fato de a prefeitura "só querer colocar câmeras de segurança em favelas e locais de pobre e não nas salas dos políticos". "Foi o que aconteceu. Até demos as mãos para cumprimentar", disse.

No debate da TV Bandeirantes, em julho, militantes do PC do B, a maioria estudantes, hostilizaram Lacerda, o que levou o candidato a reclamar com a deputada federal Jô Moraes, candidata do PC do B.

No debate de hoje, Jô criticou a ausência do rival e disse que ele e seus apoiadores tentam "plastificar" a eleição, transformando-a em "espetáculo midiático, só na TV". "Ele não tem coragem de vir aqui", afirmou ela, sob aplausos.

Para o candidato Sérgio Miranda (PDT), Lacerda está "evitando o debate". Leonardo Quintão (PMDB) disse que ele não debate com os estudantes porque "acha que vai ganhar, mas não vai". Sem citar Aécio e Pimentel, Quintão pediu aos estudantes: "Não votem no Marcio Lacerda porque querem pô-lo goela abaixo".

A assessoria de Lacerda disse que outros compromissos já assumidos o impediram de ir aos debates, marcados "em cima da hora, sem discutir bem as regras". Disse que ele deve ir a outro debate, agendado para o dia 12 na PUC-MG.
uai

Nenhum comentário: