quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O TROCA TROCA PARA MANTER OS PRIVILEGIOS

Vereadores de BH trocam de partido de olho em 2008

A dois meses do término do prazo para as filiações partidárias com vistas à eleição de 2008, os vereadores de Belo Horizonte já começaram a se mobilizar para garantir um novo mandato. No mês passado, dois parlamentares oficializaram a troca de partido e pelo menos outros três já estão negociando a ida para novas legendas. As trocas e as conversas para formação de chapa chegam a gerar alguns conflitos na Câmara Municipal.
O motivo é que todos querem um lugar que não lhes dificulte manter a cadeira no Legislativo no próximo ano. No PTB, os vereadores Balbino e Elaine Matozinhos, únicos representantes na Casa, estão em pé de guerra. Balbino era do PAN e, com a fusão do partido em 2006, passou aos quadros do PTB. Ele acusa a colega de o estar boicotando e de não querer lhe dar legenda para a candidatura à reeleição. “Ela está me boicotando, não passa informações sobre as reuniões do partido, está fazendo de tudo para me expulsar e, se eu ficar, não vai me dar legenda. A vereadora tem medo de mim porque tenho muitos votos e um trabalho conhecido com as ambulâncias.
Ela não quer concorrência, quer ganhar a eleição.” Elaine Matozinhos, presidente do PTB municipal, nega as acusações. Segundo ela, as reuniões para formação de chapa estão ocorrendo normalmente e não há nenhum problema em relação a Balbino. Diante da alegada dificuldade, o vereador não descarta uma mudança de partido. Outro vereador que está de malas prontas é Hugo Tomé, que deve voltar ao PHS, partido ao qual pertencia antes de ir para o atual, o PMN. Segundo o presidente municipal do PMN, vereador Wellington Magalhães, havia um acordo para que Tomé ficasse na legenda apenas para concorrer ao cargo de deputado federal no pleito de 2006, quando ele não se elegeu.
Depois disso, ele voltaria ao antigo partido. Tomé estaria resistente à mudança. “Nossa idéia é ficar só com dois candidatos com mandato para a eleição de 2008 – o outro vereador da legenda é Divino Pereira – e ninguém quer vir para uma chapa com três, quatro ou cinco vereadores, pois eles já têm votos garantidos e fica muito difícil se eleger.” Na quarta-feira, o PMN chegou a fazer uma reunião para decidir o destino de Tomé, mas eles aguardarão a volta do vereador, que está licenciado das atividades na Câmara, para bater o martelo.
A tendência é que ele volte ao PHS.O vereador Silvinho Resende (PTN), também estaria indo para o PSB, segundo os colegas. Em julho, outro parlamentar do PTN mudou de partido. Paulo Lamac foi para o PT, legenda pela qual tentará a reeleição no próximo ano. “Estávamos conversando e já existia essa perspectiva de sair do meu partido há muito tempo, desde as últimas discussões sobre reforma política, quando tínhamos a perspectiva de que partidos menores deixariam de existir devido à cláusula de barreira”. Maria Lúcia Scarpelli, que deixou o PT no ano passado e até então estava sem partido, filiou-se no dia 13 ao PCdoB. “Sempre tive boa relação com a deputada federal Jô Moraes e é um partido com 86 anos de história. Fiquei honrada de eles me aceitarem com a minha caminhada.”
A possível candidatura de Jô Moraes a prefeita animou ainda mais a vereadora. Apesar de o partido só ter mais um filiado com mandato, o vereador Paulão, Scarpelli disse não ter se preocupado com a viabilidade da candidatura. Fred Costa, eleito pelo PHS, também voltou às origens nos últimos meses. Depois de migrar para o PSB, ele voltou à sua primeira legenda, pela qual pretende concorrer a mais um mandato.O Legislativo municipal ainda tem três vereadores sem partido. Rui Resende não quis antecipar seu destino. Disse que está conversando e resolverá a filiação neste mês.
“Estamos vendo, tem alguns partidos que não estão aceitando filiações com mandato, então precisamos avaliar.” Já Alexandre Gomes disse que nem sequer resolveu se tentará uma quinta eleição. “Minha vontade é não ser candidato, mas estou sendo pressionado pelos grupos que me apoiam, especialmente a classe médica. Por enquanto, não tenho porque me filiar.” Gomes afirma que tem recebido convite de alguns partidos, mas a tendência é que ele volte para o PSDB ou PSB, partidos aos quais o vereador já foi filiado.
uai

Nenhum comentário: