terça-feira, 19 de junho de 2007

VEREADORES DE BH E O NEPOTISMO!

Vereador Totó diz que não vai exonerar o filho

Amanhã vence o prazo para vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte encaminharem ao Ministério Público (MP) relação de parentes empregados na casa. Mas a polêmica do nepotismo no Legislativo municipal parece não ter data para acabar. Ontem, o presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), afirmou que só dispensará seu filho, Felipe, empregado em seu gabinete, caso haja uma determinação judicial.

"Não existe nenhum balanço (de quantos vereadores já encaminharam a lista). O critério é pessoal. Cada um acha o melhor caminho. Eu não vou dispensar enquanto não tiver uma ordem judicial", afirmou Totó, emendando que respeita o Ministério Público e que, por isso, encaminhará a lista aos promotores envolvidos no caso.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, a expectativa é de que os vereadores cumpram a solicitação de encaminhar a relação de parentes empregados na Casa, sejam em gabinetes ou na estrutura da Câmara. Só depois de ter a lista completa, o MP determinará o que será feito.

A assessoria do MP informou ainda que acionará o Judiciário, caso seja necessário, e que o prazo final de entrega das relações poderá ser prorrogado. A prática de nepotismo no Legislativo da capital mineira veio à tona por meio de reportagem exclusiva do jornal O TEMPO, na qual uma relação de parentes de vereadores, servidores da casa, apontava que pelo menos 22 dos 41 parlamentares empregam consangüíneos.

Dono do gabinete
Com isso, iniciou-se timidamente na Câmara um movimento de exonerações de parentes a pedido dos próprios vereadores. Até agora, pelo menos oito parentes de vereadores já foram dispensados a pedido dos próprios parlamentares ou até dos próprios consangüíneos. Os últimos foram os irmãos do vereador Hugo Thomé (PMN): Erlinda Maria Thomé, Sílvia Lúcia Thomé e Patrício Rocha Rezende Thomé, conforme publicação da portaria nº 10.751, no Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado.

Thomé não foi encontrado pela reportagem no sábado para se pronunciar sobre a dispensa dos irmãos, mas ontem se manifestou sobre o assunto. De acordo com ele, a sua comunidade eleitora ficou chateada com a informação da reportagem do último domingo, que anunciava as exonerações. O vereador também disse que as dispensas partiram dos próprios irmãos. "No meu gabinete mando eu. O presidente assina o que o vereador determinou. Tudo (as exonerações) foi feito em comum acordo com eles (seus três irmãos)", disse.
"Vejam a postura do seu vereador. Se você não concorda com o nepotismo mande um e-mail para e coloque a sua posição. Afinal você votou nele.

fonte:otempo

Nenhum comentário: